HomeArtigosPorque é que o ministério pastoral tão estressante?

Porque é que o ministério pastoral tão estressante?

thqcdwt31i

Porque é que o ministério pastoral tão estressante?

Porque é que o ministério pastoral tão estressante?

thqcdwt31iEu ando estressado, fui pesquisar e buscar ajuda, aproveito e escrevo sobre este assunto pra tentar ajudar alguém que esteja vivendo uma vida estressada. Saiba que o stress contribui para 90% de todas as doenças. Metade de todas as visitas aos médicos está relacionada com o stress. Define estresse, como uma resposta que nosso corpo toma a qualquer demanda sobre ele.

Porque é que o ministério pastoral tão estressante? Os motivos podem ser numerosos. No entanto, estudos recentes são unânimes ao citar as seguintes áreas problemáticas: a disparidade entre expectativas e dura realidade, inexistência de fronteiras bem definidas; sensação de incompetência na condução de um exército de voluntários; conflito em ser um líder servo e, ao mesmo tempo sensível; confusão de papel com identidade da própria imagem (pastores resultam muito da auto-estima que os outros fazem); problemas de gestão (pastores têm ainda mais “tempo discricionários” do que qualquer outro grupo profissional); escassez de “regalias”; multiplicidade de papéis; incapacidade de produzir vitórias; conflito nas resoluções; dificuldade em gerir as interrupções; eles têm dificuldade em ser espontâneo; sobrecarga. Destaco a demasiada energia gasta em áreas de baixa rentabilidade e a solidão – o pastor é menos susceptível de ter um amigo próximo do que qualquer outra pessoa na comunidade.

Na verdade, o stress pastoral é a operação que tem lugar entre o pastor e o seu meio ambiente. O evento fora afeta o seu sistema de crença, seu cérebro interpreta o que está acontecendo, e informa o seu corpo como reagir. Adrenalina é bombeada para o seu sistema sanguíneo; sangue é desviado de diversos órgãos para o cérebro e músculos; pupilas dilatam (tornando a visão mais aguda); transpiração nas mãos e pés; aumento respiratório e cardíaco, etc O corpo está em “alerta vermelho.

A maioria de nós não estão sujeitos a riscos físicos, muitas vezes, mas sempre que você é “movido” por um programa muito apertado, ou ameaçado por uma procura ou expectativa que você não pense que você pode cumprir, o seu corpo reage da mesma forma. Alguns peritos médicos cita que alguns em particular ser vítima de uma espécie de “adrenalina vício” (Burnout – aguarde um comentário sobre essa problema), segundo estes médicos este vício é semelhante ao estado de excitação fisiológica semelhante a uma dependência em relação ao álcool, cafeína e nicotina.

Estes dias a maioria de nós vai morrer de uma doença relacionada com stress do que a partir de infecção ou velhice! A única vantagem de viver assim que você terá de encontrar o Senhor mais cedo!

Aflição: sintomas e causas

Se você tem alguns destes sintomas: insônia ou sono perturbado, problemas digestivos, dores de cabeça, baixo consumo de energia, fadiga crônica, doenças psicossomáticas, tensão muscular, dentes triturar, pressão arterial elevada, etc. cuidado estes sintomas não é apenas obstáculos ao desempenho e sucesso e que você pode simplesmente se livrar, isso é um alerta para o golpe final que o stress pode provocar: uma úlcera, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral .

Prevenção e cura

Mais uma vez, as pessoas estão a tornar-se estudar este fenómeno unânimes em suas sugestões ao povo cristão-ajudantes:

1. Encontrar novas disciplinas espirituais. Ore obedecendo ao conselho de Jesus “feche a porta”, (isto é, desligue os telefones), e aprenda a arte de relaxar.

2. Tenha descanso regulares: Você não é chamado para trabalhar mais do que o seu Criador. Não troque suas férias anuais por nada (ajudará seu casamento).

3. Escolha um dias para fazer algo diferente do que você faz nos outros. Spurgeon afirma: “’repouso é tão necessária para a mente como dormir para o corpo …” Se não o fizermos, vamos quebrar. (Se você não descansar um pouco, você vai chegar em breve à excepção!).

4. Pratique exercícios: nadar, jogar tênis; pratique exercício de respiração. Permitir tempo suficiente para dormir. A maioria dos adultos provavelmente precisará de 8-9 horas de uma noite! “

5. Junte a um pequeno grupo de oração: Ministério pares vão entender melhor suas necessidades; este grupo irá reforçar o clima de confiança e te oferecer mais espiritualidade. Para quem você confessar seus pecados (Tiago 5:16. Lutero disse cada sacerdote devia ter um tal “pai em Deus”).

6. Reestruturação cognitiva (ou seja, uma mudança de pensamento): Reavaliar suas metas. Melhore sua auto-atitudes. “Elimine noções ultrapassado.

7.. Pratique um hobby: desenvolva alguns dos interesses interessante. Leia livros; colecione selos; levar a sua esposa para um restaurante; de atenção aos filhos, façam em conjunto aquilo eles sugerem; ! E, às vezes rir! Sabia que o seu organismo não vai deixar você rir e desenvolver uma úlcera, ao mesmo tempo.

Lembre-se: O stress pode matar você prematuramente, e você não terá tempo suficiente para terminar o que começou.

Pr DárioGomes

Compartilhar com:
Avalie este artigo

Pastor Dário Gomes é o pastor auxiliar da ADESAL – MARECHAL RONDON Setor 21 Salvador – Bahia. Com mais de 320 artigos publicados e milhares de acessos todos os dias, é autor de um dos blogs mais lidos da Bahia.

dariogomespr@hotmail.com

Sem comentários

Deixe um comentário